8 minutos com Deus

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atitude Vencedora

Na semana passada, estava lendo uma resenha sobre o livro Os Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker. Ao ler um dos segredos apresentados no livro, comecei a ser ministrado por Deus sobre ele e é sobre isso que gostaria de compartilhar hoje.
O livro apresentam 17 segredos da mente milionária, dentre os quais o segredo número dois diz:
As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar.
As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.

Apesar de falar sobre dinheiro, podemos aprender algo muito importante sobre atitude com ele.Este pensamento nos leva a refletir sobre a nossa postura diante daquilo que estamos fazendo.
Mas você pode está se perguntando sobre o que isso tem haver com atitude vencedora. Vamos ler o que diz em Romanos:
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Romanos 8:37

A Palavra de Deus nos diz que nos somos mais do que vencedores, porém estamos agindo com vencedores? Realizando uma analogia com o pensamento apresentado no livro, podemos dizer que existem dois tipos de pessoas: as quem entram no jogo para não perder e as que entram no jogo para ganhar.
As pessoas que entram no jogo para não perder
As pessoas que no jogo para não perder estão preocupadas apenas em manter aquilo que já conquistaram, sua preocupação é apenas em manter sua situação estável.
Se analisarmos a luz da palavra, quando nos portamos como esse tipo de pessoa estamos agindo impulsionados pelo medo, sem confiar no Senhor.
Quando agimos dessa maneira, geralmente, tomamos decisões contraditórias e impulsivas.
As pessoas que entram no jogo para ganhar
Já as pessoas que entram no jogo para ganhar são pessoas decididas sobre suas atitudes e objetivos. Estão dispostas a investir e a sacrificar o necessário para ganhar.
Se formos analisar esse tipo de pessoa a luz da palavra, concluiremos que esse tipo de comportamento deveria ser o de todo cristão, pois quando a Palavra nos diz que somos mais que vencedores, logo devemos entrar no jogo para vencer.
Analisado a descrição das pessoas que entram no jogo para vencer podemos descobrir como viver essa realidade.
1. São decididas sobre suas atitudes e objetivos - Como cristãos temos que viver a verdade que já não vivemos mais para nós mesmos, mas que Cristo vive em nós, logo a tudo quanto formos fazer deve está em conformidade com a vontade do Pai e seu propósito para nossa vida. Devemos, mesmo que não tenhamos certeza de para onde vamos, confiar na direção dada pelo Espírito de Deus e nas promessas de Deus para nossa vida para não retroagirmos.
2. Estão dispostas a investir e a sacrificar o necessário para ganhar - Precisamos entender que em nossa jornada, muitas vezes temos que renunciar para continuar a caminhada. Mas a renuncia em nossas vidas vai além do pecado, muitas vezes para viver o Propósito de Deus deveremos renunciar o conforto e até sonhos pessoais.
O que significa entra no jogo para ganhar?
Para muitos o sentido de ganhar é adquirir alguma vantagem ou recurso. No entanto para nós cristãos devemos possuir uma outra abordagem para o ganhar. O apóstolo Paulo fala em Romanos:
segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Filipenses 1:20-21

Para nós o ganhar antes deve ser antes de tudo engrandecer o nome do Senhor, reproduzindo a sua vida sobre a nossa.
Oro amado irmão para que em tudo que fizer, você possa agir como um verdadeiro vencedor, não agindo em soberba mas antes confiante nas promessas do Senhor para sua vida e revestido da autoridade conferida pela Sua Palavra.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Encontro de Casais

A Rede da Família IABV prepara para o segundo semestre de 2010 o seu primeiro Encontro de Casais. Cremos que será um tempo precioso na presença de Deus. As inscrições devem começar ainda este mês. Em breve estarei divulgando maiores informações.

domingo, 4 de abril de 2010

Um olhar sobre as ruínas

Texto Base: Ne 1
A palavra de Deus nos menciona em Is 59:2 que os nossos pecadas nos separam de Deus. Se olharmos atentamente ao nosso redor, veremos claramente o resultado dessa separação: uma grande quantidade de ruínas. Pessoas, relacionamentos, famílias e até cidades arruinadas pelo pecado, mortas em seus próprios delitos e sem esperança.
O mais assustador não é essa realidade por si própria, mas o fato de muitos de nós simplesmente nos acostumarmos a conviver com ela. O Apóstolo Paulo nos declara em 2Co 5:18 - 6:3, que o Senhor nos confiou o ministério da reconciliação, sendo por tanto a nossa responsabilidade levar a mensagem de esperança para um mundo sem esperança.
Para que possamos cumprir essa comissão, precisamos reproduzir as atitudes de Neemias, o qual se deparou com uma situação semelhante a nossa. A vida de Neemias se passa do durante o período de reconstrução do templo após o cativeiro babilônico, nesta época Neemias servia como copeiro do rei da Pérsia, posição de destaque e bem remunerada.
Apesar de sua posição de destaque, ao tomar conhecimento da condição de ruína e da situação de seu povo os quais estavam ou no exílio ou em miséria, se compadeceu a ponto de clamar ao Senhor como se o pecado e aflição do povo fossem as dele próprio (vide Ne 1:2-7). Neemias firmava seu clamor, não em questionar a Deus pelo situação do povo, antes trazia a existência as promessas do Senhor sobre a vida do povo (vide Ne 1:8-11).
Assim como Neemias, precisamos nos compadecer do nosso próximo e assumirmos uma posição de intercessores sobre suas vidas, gerando os Sonhos de Deus sobre a vida de nossos irmãos. Precisamos nos posicionar sobre o que acontece ao nosso redor e não mais simplesmente dizer que "é normal" toda sorte de pecado que temos visto.
Creio que este é o tempo que o Senhor sucitará os novos Neemias, pessoas dispostas a se doar para gerar o Sonhos do Senhor, pessoas que se colocarão na brecha e trabalharão dia e noite para restaurar as ruínas nas vidas das pessoas, das famílias e das cidades. Pessoas no Senhor olharão para ruínas mas verão ali jardins como o Éden, firmados na palavra do profeta Ezequiel:
Lavrar-se-á a terra deserta, em vez de estar desolada aos olhos de todos os que passam.Dir-se-á: Esta terra desolada ficou como o jardim do Éden; as cidades desertas, desoladas e em ruínas estão fortificadas e habitadas.
Ezequiel 36:34-35